Cabo Verde

Cabo Verde
Cabo Verde

terça-feira, 15 de março de 2011

Catástrofes Naturais e Tecnológicas


Catástrofes


Uma catástrofe natural é consequência da violenta actividade do Planeta Terra, são acontecimentos de origem natural que têm, muitas vezes, consequências graves para o ecossistema, os animais e o próprio ser humano.

Existem várias catástrofes naturais, como sismos (o que pode provocar tsunamis ou avalanches de neve ou terra), vulcões, tempestades (que podem estar associadas a ventos fortes, ciclones e tornados), inundações (que podem ser causadas por chuvas fortes ou falta de limpeza ou assoreamento dos leitos de rios), secas (o que pode provocar incêndios), etc.
Há, para além de catástrofes naturais, as que são provocadas pelo Homem que têm consequências graves para os ecossistemas e para as próprias populações humanas. Também conhecidas como catástrofes tecnológicas, como poluição atmosférica ( o que pode provocar chuvas ácidas; aumento da temperatura, devido ao excesso de gases com efeito de estufa, o que provoca o aquecimento global; buraco do ozono), poluição aquática, poluição dos solos e desertificação, que é o pricipal tema que vou abordar neste blog.

Breve Síntese de Desertificação

Desertificação é a degradação do solo e resulta das actividades humanas e/ou das alterações climáticas.
       Alguns factores que aceleram a desertificação são:
Salinização do solo
 
Desflorestação
 
Plantio de eucaliptos

Agricultura intensiva





Estes factores são causados pelo Homem, o que faz deste processo, uma catástrofe tecnológica.

Um solo desertificado fica mais exposto à erosão (perda do solo devido à acção da água e vento).


Pode-se prevenir a desertificação praticando agricultura sustentável ( como a agricultura biológica) e pode-se impedir a erosão usando técnicas de conservação do solo.

Impactos e Animais sobreviventes

A desertificação causa vários e grandes impactos ambientais, como a redução das áreas cultivadas; a diminuição da produtividade agropecuária das áreas afetadas; a redução dos recursos hídricos; o aumento da poluição hídrica; o aumento de areia nas áreas afetadas; a destruição da fauna e da flora;

Há, para além de impactos ambientais, os impactos sociais e económicos, que são, por exemplo, a migração descontrolada para as áreas urbanas; o crescimento da pobreza; a desagregação familiar devido ao êxodo; a perda de potêncial agrícola; perdas de receita económiza e o aumento das doenças devido à falta de água potável em subnutrição.
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u376.jhtm

Os únicos seres vivos capazes de habitar em desertos são dromedários, adaxes  (grandes antílopes), víboras chifrudas, Jerboas, crocodilos-do-nilo, lagartos do deserto, feneco, escorpiões do deserto israelenses, ratos, lamas, camelos, guanacos, flamingos, ouriços, répteis e insectos. Há poucas plantas que sobrevivem nos desertos, com a exceepção dos cactos. São estas as espécies que arranjaram forma de subsistirem no deserto.
http://www.infoescola.com/geografia/deserto-do-saara/
http://ciencias3c.cvg.com.pt/biomas.htm

Desertificação em Portugal e no Mundo

Desertificação por continente


 

O risco de desertificação atinge 33% da superfície terrestre. No Médio Oriente (Iraque, Irão, Turquemenistão, Afeganistão, entre outros) correm sérios riscos de desertificação, Nos litorais da Austrália, no México e Oeste dos E.U.A., no Braisl e Argentina também há alguma susceptibilidade. Onde há mais riscos de desertificação (e nalguns sítios já há desertos) é em África, onde apenas na Floresta do Congo e áreas envolventes não há esse risco.
Portugal é um dos países afectados pela desertificaçãon a Europa, em parte devido à aridez do seu clima, caracterizado por cerca de quatro meses secos por ano. O sul e o interior são as zonas com maior susceptibiladade à desertificação do país, onde os índices de aridez são mais elevados e os solos apresentam maior risco de erosão. Espanha também corre riscos de desertificação, principalmente no sul do país.

Causa - Agricultura Intensiva


Agricultura intensiva


Agricultura é o nome que se dá ao conjunto de técnicas de plantação, utilizadas para cultivar plantas com um objectivo alimentar, energético, de produzir matérias-primas para roupas, estética, construções, medicamentos ou ferramentas.

Agricultura intensiva é um dos tipos de agricultura e pode causar um grande impacto negativo nos ecossistemas, podendo até causar desertificação. Isto acontece pois este é um sistema de produção agrícola que abrange uma grande produtividade de um único tipo de produto, o uso de máquinas, usa intensivamente os meios de produção, requer um grande uso de insumos e combustíveis e não utiliza a "rotação da terra".

Causa - Plantio de eucaliptos

Impacto da plantação de eucaliptos no Baixo Parnaíba

 
O eucalipto é uma árvore que necessita de uma grande quantidade de água e minerais (por causa do seu rápido desenvolvimento) o que, se existirem muitos eucaliptos, leva à secagem do solo e, com isto, estas árvores que já tanto trabalho deram, podem nem sequer sobreviver. Mesmo após a desaparecimento dos eucaliptos, não se poderá plantar mais nada durante muito tempo pois o solo torna-se infértil devido à falta de água e minerais, o que pode levar à desertificação e também à morte de animais.
Se por acaso os eucaliptos não perecerem, pode ser ainda pior pois isso quererá dizer que eles arranjaram forma de sobreviver tirando água e minerais de outras áreas mais distantes, o que as vai tornar também a elas inférteis e incapazes de suportar quaisquer plantas, o que pode também tornar estas áreas desertas.
No entanto, o eucalipto também tem factores favoráveis e úteis, por exemplo, é uma fonte de energia (lenha e carvão).
A plantação de eucaliptos é uma das principais causas de desertificação.

Causa - Desflorestação

Desflorestação na Amazónia
Desflorestação, ou desmatamento, é o processo de extração de massas florestais, pelo Homem, quer seja para fazer pavimentos, para fabricar madeira ou para outros fins. Este processo tem grandes impactos ambientais, como:
  • Desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono e produtores de oxigénio;
  • Agravamento do aquecimento global e do efeito de estufa;
  • Desertificação;
  • E.t.c.

Causa - Salinização

Salinização


A salinização é um dos processos que pode çevar à desertificação dos solos.
Salinização é o termo utilizado para os processos de acumulação de sal no solo, que ocorre em áreas áridas ou semi-áridas. O aumento de níveis de sais no solo pode afectar o crescimento das plantas, matando-as.
Em climas secos, a acumulação contínua de sais pode levar à desertificação, no entanto, em climas húmidos ou sub-húmidos, a salinização pode ocorrer moderadamente.
A salinização acontece onde o equilíbrio entre a precipitação ou irrigação e a evaporação é deslocado para cima na direcção da evaporação.

Prevenção de Desertificação

Plantação de árvores em zonas desertas


Para evitar a desertificação é necessário, segundo o artº 2 do Congresso Nacional Brasileiro - Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, que se apoie, nas áreas susceptíves à desertificação, o desenvolvimento sustentável, o uso sustentável de recursos naturais, conservação do meio ambiente, prática agrícola adaptada às condições ecológicas locais; instituir mecanismos de protecção, conservação e recuperação de solos degradados e vegetações nas áreas susceptíveis à desertificação; gestão de recursos hídricos; promover a instalação de sistemas de captação e uso da água da chuva barragens para abastecimento doméstico de comunidades difusas; e muito mais. http://www.camara.gov.br/sileg/integras/529830.pdf
Para além disso, deve-se ensinar técnicas agrícolas mais seguras e sustentáveis aos países com dificuldades nessa área.